Monday, December 2, 2013

CONHECENCO UM POUCO MAIS SOBRE A ORGANIZACAO





VOCÊ SABE COMO SURGIU O GENEROUS HEARTS OU VOCÊ OUVE FALAR NA ORGANIZAÇÃO GENEROUS HEARTS.
QUER SABER O POR QUÊ DA EXISTÊNCIA DELA?



INFORMAÇÕES E VISITA ANNUAL

AOS PROJETOS DO GENEROUS HEARTS NO BRASIL



Como  de costume, todos os anos, há uma ou mais visita de pessoas do Generous Hearts, Canada, aos projetos de caridade existentes no Brasil, na área de PE, Recife.

Os membros da organização se empenham na verificação do andamento de cada setor distintamente e no contato com os dirigentes brasileiros.

Cada projeto tem o seu diretor e seus voluntários, este é o procedimento que faz o Generous Hearts crescer e beneficiar os que precisam de ajuda.

Como muitos sabem, o Generous Hearts, antes mesmo de tornar-se uma organização oficial, sem fins lucrativos, já ajudava em uma favela na periferia de Recife na qual havia muitas crianças fóra da casa ou da escola perambulando pelos caminhos da mesma localidade, sem nenhum objetivo. Este setor pertencia a uma Igreja cujo pastor foi notificado da situação das crianças credenciadas a um futuro inaceitável, o que na realidade estava começando em várias favelas, os chamados MENINOS DE RUA. Aquele sacerdote imediatamente arranjou um dos mucambos e começou a reunir todas as crianças daquela favela, o"Suvaco da Cobra," como era chamada.

Visitando o Recife alguém me convidou para conhecer aquela precária "escola". Um pouco assustada entrei com a minha amiga e o Pe. Lisboa  naqueles becos que parecia um labirinto até que chegamos ao local que já abrigava, durante o dia, 30 crianças entre 3 e 7 ou 8 anos. Fiquei perplexa com a situação. Nunca tinha me visto numa atmosfera tão deprimente. Perguntei-me, qual o futuro dessas crianças? Como para fazer o bem nunca falta força superior, tomei a decisão naquele momento e respondi positivamente,  podiam contar com o nosso apoio, contando já ali, com os brasileiros que moram no Canadá. Por 28 anos nunca faltou corações generosos para manter a escolinha que foi transformada em uma sala de aula de verdade onde as crianças recebiam a alimentação diária, alfabetização, festinhas e todo conforto que o ser humano merece.  A escola Santo Antonio durou até quando o Governo assumiu a escolaridade em todas as idades e deu incentivo aos pais com crianças na escola pública.

Este primeiro relato conta-lhes como se originou o GENEROUS HEARTS, principalmente aos recem-chegados, temos o prazer de contar como apareceu esta organização, registrada no Canada para ajudar brasileiros.

  Simutaneamente fomos desenvolvendo outros projetos.
Juntamo-nos, quando possível, a trabalhos de caridade já existentes. 


NOSSOS ATUAIS PROJETOS: Responsáveis: Instituto Vitória Humana (IVH)/Generous Hearts

Abrigo de Menores - Vitória de St. Antão ( Há 70Km. De Recife)

Existente há 30 anos abriga crianças e adolescentes vindos dos juizado de menores por razões de desajustes familiares: órfãos, vitimas de abusos e maus tratos, abandonados pelos pais. Para ilustrar, um caso. Na minha última visita, encontrei no Abrigo, duas lindas meninas, gemeas, de 6 anos,  bem cuidadinhas, mas muito tímidas, sem mesmo saberem dar um sorriso. Indaguei a razão da presença delas alí. As duas foram levadas ao Juizado por vizinhos, depois de terem sido descobertas morando sozinhas por terem sido abandonadas pela mãe que desaparecera.

No abrigo que o Generous Hearts se associa ao IVH ajuda as crianças a terem uma vida normal, abrangendo todos os cuidados de uma familia bem estruturada. Lá eles têm um apoio mínimo do Governo que cobre as despesas com os cuidadores e parte da alimentação. O resto fica por nossa conta. A generosidade dos brasileiros residentes aqui e dos canadenses através do Generous Hearts vem ao longo dos anos fazendo este Abrigo caminhar.

Alimentação, remédios, educação são indispensáveis as 30 crianças de todas as idades que moram no abrigo. As crises financeiras são constantes, mas as bênçãos de Deus nunca faltam.

Um dos nossos doadores que já visitou nossas obras, recentemente ofereceu 5 computadores novos que estão instalados no Abrigo e com professor. A finalidade é dar uma preparação para quando eles voltarem à vida no dia em que a familia os receber de volta, (so em caso da mesma ser julgada apta para tal),  ou eles fizerem 17 anos,  pela lei não podem permanecer mais no nosso abrigo.

Temos mais, Generous Hearts juntamente com Ir. Viviane, (a nossa Madre Teresa) minimizam os problemas existêntes na favela Mãe dos Pobres.

Situada nas proximidades do elegante bairro Beira Rio, em Recife, mais de 1000 familias se abrigam em arranjos de cazinhas, construídas com papelão, latas, madeiras usadas, cobertas de pedaços de materias diversos achados nas ruas, sem absolutamente nenhuma condição sanitária.

Todos os dias a Irmã Viviane os visita, ajuda, orienta e consola nos grandes problemas com drogas, pessoas doentes, crianças de rua, outras quase abandonadas e toda sorte de sofrimento que a miséria humana lhes traz.

A irmã e alguns voluntários vão oferecendo as soluções possiveis do momento. Pela dimensão do problema, com toda admiração, abnegação e paciência da Ir. Viviane, nossa parcial colaboração tem solucionado muitos casos, porém, não chegamos ao nosso ideal.

Uma reportagem do Diário de Pernambuco, 8 de maio de 2011, com o título: CORAÇÕES GENEROSOS, ONG canadense, "desenvolve projetos de assistência social e combate à miséria no Grande Recife" . Um dos testemunhos mais interessantes foi de Dilma Maria, uma residente que aprendeu a costurar através de nossa ajuda com a escola de corte e costura. Dilma contou que há 6 anos fez o curso, e até hoje costura, e, não mais passou pela dificil situação em que vivia. Agradece de coração em nome dela própria e de outros que se beneficiam da ajuda do Generous Hearts.


PROJETO NO MUNICÍPIO CAMOCIM DE SÃO FELIX Dirigido por Ir. Reginalda Cantalice (130 Km. de Recife)

Nossos trabalhos com a Ir. Reginalda vem de longos anos. Há 30 anos atrás ajudamos a irmã a humanização de um bairro, favela naquele tempo, no qual as famílias viviam em grande dificuldade de moradia, de trabalho e sobretudo saúde. Havia muita umidade e as doenças proliferavam na região havendo mortes frequentes. A irmã junto com o Generous Hearts os ajudava como podia: remédios, cobertores, comida e não raramente com os custos dos singelos funerais.

Com muito esforço e anos de trabalho, o Governo reconheceu os pedidos da Irmã Reginalda e aquele local tornou-se um bairro digno de ser  habitado sem os perigos anteriores. A assistência continua em rítmo educacional e em casos excepcionais também financeiros.

Com a direção geral da Ir. Reginalda Cantalice outros projetos estão em pleno desenvolvimento. Acessorados por dedicadas voluntárias que viajam do Recife à vila rural de Sta. Luzia 140 km. para se doarem aos irmãos menos privilegiados.


PREPARANDO FAMÍLIAS PARA A VIDA

As duas, psicólogas, são especialistas em educação em grupos, Maria Durce Oliveira e Selma Maranhão tomaram o compromisso de educar para promover as famílias daquela localidade. Além da supervisão da Irmã Reginalda, temos localmente a ajuda de uma moradora Emeliane Xavier que se destacou com inumeros talentos, além de ser a professora dos trabalhos manuais é também a "ligação" entre Durce e Selma. À Emiliana, somos muito gratos pela sua dedicação.

O que aprenderam em primeira mão?   
Adolescentes e senhoras recebem formação para a descoberta dos seus talentos até então adormecidos. Depois de 2 anos de preparação surgiu um ateliê,

Escola de informática e outro grupo cuida de criação de galinha. O empenho do Generous Hearts é tirar as pessoas da extrema pobreza em que vivem. Pobreza por falta de trabalho, pobreza por não saberem como  e em que trabalhar.

Nestes projetos temos boas notícias. Os 3 projetos de Sta. Luzia estão funcionando satisfatoriamente. Traz muita satisfação pessoal a cada um.

Já começamos a reinvestir na compra de material, os 50% que ficam para o Generous Hearts.


O GENEROUS HEARTS EXISTE PELA GENEROSIDADE DAS PESSOAS QUE COLABORAM COM A ORGANIZAÇÃO. Todo o dinheiro dos eventos ou doações é totalmente empregado para o suporte dos projetos. Enviamos recibo para dedução do seu Imposto ( Income Tax) total referente a doações e parcial (dedução dos gastos) referentes aos eventos.    



Doações podem ser feitas por cheques para o seguinte endereço: P.O. Box 695 31 Adelaide St. E. Toronto, ON M5C 2J8 Ou deposito: GENEROUS HEARTS BANK OF MONTREAL ACCOUNT NUMBER 8058626, TRANSIT NUMBER 24112-001 



Em nome do Generous Hearts, muito obrigada a todos que nos prestigiam e ajudam.
Antonieta Silva
Visite o nosso site: www.generoushearts.org


No comments: